BEM VINDO AO
INTERNATIONAL CLOWN LAB

SOBRE

Ao longo dos últimos 40 anos, Tom Roos fez uma pesquisa aprofundada sobre a arte do palhaço, durante os quais, juntamente com outros, desenvolveu o conceito de Clown Minimalista.

O Clown Minimalista é uma cópia de nós próprios, mas mais aberto, mais ingénuo, mais frágil, mais espontâneo. Ele está em contacto directo com o público, aqui e agora. O seu mundo pode ser redefinido a qualquer momento e a linha entre a realidade e a imaginação é invisível.

Neste Laboratório, para descobrir o nosso palhaço, não vamos colocar um disfarce.
Em vez disso, vamos retirar o nosso disfarce e as nossas máscaras;  vamos nos desfazer da armadura que aprendemos a usar durante a nossa educação para nos tornarmos uma pessoa séria.


Aprenderemos a brincar em profundidade com o nosso corpo, deixaremos o impulso do movimento preceder a palavra, o impulso da acção preceder o pensamento.

 

Este Laboratório tem uma forte componente dirigida à criação de números ou preparação de espetáculos dentro da linguagem do clown. Numa segunda fase do workshop serão dedicadas várias horas de estudo onde os alunos irão aprender a criar e a desenvolver um sketche de palhaço. Tendo em atenção o universo criativo e expressivo de cada aluno, Tom Roos guiará o processo de construção de um número, o qual os alunos poderão apresentar no final do Laboratório numa apresentação aberta ao público.

Nariz
Previous slide
Next slide

Como jogadores, vemos a nós próprios como imagem em movimento. Com os nossos colegas jogadores procuramos uma sequência rítmica de imagens fortes, dirigindo-nos à imaginação do nosso público. Por um lado, há exercícios de libertação, de aceitação, de eliminação da auto-censura, de generosidade, de dar um sim fundamental a si próprio, ao seu público e aos seus colegas jogadores. Por outro lado, exercitamos a precisão, uma forma de desenhar claramente a nossa peça.

Estamos já a preparar os próximos Laboratórios que terão lugar em Portugal em 2020 e 2021. 

 

Esperamos por ti para duas semanas de imersão profunda na arte do palhaço minimalista. 
 

O trabalho é intenso e será dividido em dois momentos essenciais: um primeiro momento destinado à formação e iniciação à arte do palhaço minimalista e num segundo momento, a pesquisa desenvolvida em torno da criação de momentos clownescos ou pequenos esboços.

No final, haverá uma apresentação final aberta à comunidade.

O Clown Lab pretende ser um momento anual de encontro, partilha e estímulo à arte dos palhaços a nível nacional e visa também promover o encontro de participantes de todo o mundo.
Não é necessária qualquer experiência prévia para participar em ambas as semanas.
Os participantes que desejem participar na segunda semana devem ter experiência prévia ou já ter frequentado um curso com Tom Roos.

PRÓXIMOS CURSOS

Scroll to Top
Scroll to Top